‘Programa Margaridas’ deixa Papanduva mais linda para te receber

Quem chega em Papanduva se surpreende com a beleza dos canteiros da Avenida Papa João XXIII. A manutenção e limpeza das vias públicas, que hoje se encontram livres de lixo, com os canteiros conservados e floridos fazem parte da rotina dos servidores das secretarias da agricultura, assistência social e das integrantes do Programa “Margaridas”.

As mudas de flores e arbustos são desenvolvidas e cultivadas no horto florestal, que ao atingirem o porte ideal são transplantadas para as vias públicas pela equipe da secretaria de assistência social. As flores são destinadas para os canteiros da avenida principal e para as praças e jardins dos órgãos públicos como paço municipal, secretarias e escolas.

Além do cultivo dos jardins, as “Margaridas”, como são conhecidas as integrantes do programa atuam na varredura e coleta de resíduos das ruas.

O Projeto “Margaridas – Cidade Limpa e Solidária”

Criado há alguns anos no município, o Projeto “Margaridas – Cidade Limpa e Solidária” é um programa assistencial, que proporciona a inclusão social e geração de renda, trazendo como consequência ao município, a revitalização e manutenção da limpeza pública nos principais pontos da cidade.

Ao todo são 30 mulheres participantes do Programa, que trabalham quatro dias por mês, distribuídos semanalmente. Como benefício, as trabalhadoras recebem uma cesta básica no valor de R$ 300 reais, recheada com os produtos básicos de alimentação, carne e produtos de limpeza e higiene pessoal.

Para ingressar no Projeto, as mulheres devem realizar inscrição na secretaria municipal de assistência social, mediante avaliação social.