AMPLANORTE comemora excelente resultado no movimento econômico de 2013

As Associações de Municípios participam ativamente, há mais de 30 anos, do processo de formação dos índices de arrecadação do ICMS dos municípios catarinenses. Neste quesito está cada vez mais difícil para os municípios menos industrializados manterem sua cota de participação na divisão do bolo tributário. 

O Secretário Executivo da AMPLANORTE, Helio Daniel Costa, observa que o desempenho econômico de 2013, que terá seus efeitos econômicos em 2015 foi o melhor dos últimos 30 anos, considerando que os 10 municípios da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE conseguiram superar o crescimento do Estado, o qual ficou na casa dos 10%. Helio informa que grande parte do excelente resultado pode ser atribuída ao desempenho do agronegócio, com destaque ao cultivo de milho, soja, fumo e ao sistema integrado de aves e suínos. Porém, este resultado não significa que a região não deva buscar investimentos que venham a colocá-la como um novo pólo catarinense do agronegócio. É ponto pacífico nas discussões entre os Prefeitos da AMPLANORTE que a redenção econômica microrregional se dará com a chegada da indústria, o que trará novas oportunidades para o microempreendedor individual – MEI, a microempresa – ME e a empresa de pequeno porte – EPP. A região precisa urgentemente constituir um pólo de geração de riquezas em larga escala para que as Prefeituras recuperem a capacidade de investimento com a geração de impostos ocorrendo de forma natural e não somente às custas dos cidadãos.

O ex-presidente da AMPLANORTE, Aldomir Roskamp cita que 2014 foi um ano em que muitos contatos foram feitos e que a região já está sendo vista de forma diferenciada. Menciona o grande trabalho que será feito pelo SEBRAE, voltado aos pequenos empreendedores, com um investimento de 2,8 milhões de reais, que acontecerá a partir de 2015 findando em 2017, sem contrapartida dos municípios, onde a qualificação e a consultoria aos empresários serão os focos, considerando as  novas oportunidades que poderão ocorrer na região.

O atual presidente eleito em 2014 para a gestão 2015, Gilberto Damaso da Silveira terá como uma das metas buscar investimentos no setor industrial que possibilitem o desenvolvimento regional.

 

(Fonte: AMPLANORTE)