Ministério da Integração e BRDE participam de reunião na AMPLANORTE

Cerca de 50 pessoas, entre elas o Prefeito de Papanduva, Tuca, participaram, nesta segunda-feira (08), de uma reunião com o Ministério da Integração e o BRDE para elencar prioridades, dentro de quatro eixos já relacionados em Seminário realizado em setembro, para alavancar o Desenvolvimento do Planalto Norte Catarinense.

A reunião, realizada na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE contou com a presença dos entes que devem contribuir no processo, como Sebrae, Universidades, Territórios da Cidadania, bancos, prefeituras, câmaras de vereadores, associações comerciais, Epagri, entre outros.

A representante do Ministério da Integração, Maria Thereza Teixeira, coordenadora geral de gestão institucional explicou que o Ministério vai trabalhar regiões piloto de desenvolvimento e que, no Sul, a região escolhida, devido aos diversos pleitos dos prefeitos em Brasília, foi a AMPLANORTE.

O representante do Sebrae contou que a diretoria aprovou R$ 2,8 milhões para ajudar nessa discussão, dentro da natureza da missão do SEBRAE. Isto está a disposição para trazer sustentação para os estudos. O recurso pode, segundo ele, ser potencializado por ministérios e está disponível já a partir de 2015.

Durante o evento foram formados grupos que discutiram os temas prioritários: educação, infraestrutura, serviço público e economia. Cada grupo definiu as primeiras estratégias a serem tomadas e estabeleceu metas, prazos e parcerias para que o plano saia do papel.

O Ministério da Integração vai compilar e cruzar as informações para ver o que já vem sendo feito pelo Estado ou Governo Federal e o que pode ser incorporado no Projeto de Desenvolvimento Regional.

Aldomir Roskamp, prefeito de Monte Castelo e presidente da AMPLANORTE finalizou a reunião lembrando que o que se busca no momento é para o futuro, nos mesmos moldes que se busca a duplicação da BR 116 e a vinda da Universidade Federal da Fronteira Sul para o Planalto Norte. Enalteceu que os prefeitos pleiteiam não mais para cada município e sim para a região, o que não se via há cinco anos, nem se vê no estado, “aqui os prefeitos estão unidos para trazer o que é necessidade do Planalto Norte Catarinense”. Agradeceu a presença de todos e lembrou que a AMPLANORTE está de portas abertas e que gostaria de contar com o apoio de todos para os próximos encaminhamentos. “Vamos juntos porque juntos somos mais fortes”, concluiu.