Plano de Atendimento Socioeducativo foi finalizado e aguarda aprovação do CMDCA para entrar em ação

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes) em conjunto com representantes das Secretarias Municipais da Educação, Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Conselho Tutelar concluíram no final de novembro  a elaboração do Plano de Atendimento Socioeducativo do município de Papanduva, que já foi encaminhado para análise e aprovação  Associação de Municípios do Planalto Norte – AMPLANORTE.

O principal objetivo do plano é implantar o Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo no município, garantindo o atendimento dos adolescentes e familiares envolvidos com atos infracionais.

Além  de executar as medidas socioeducativas de forma intersetorial, garantindo o atendimento de qualidade aos adolescentes infratores, o plano visa envolver a família no processo de cumprimento da medida. Para garantir a qualidade do atendimento será necessário uma equipe técnica suficiente para o atendimento, que trabalhará em conjunto com o Conselho Tutelar.

Após implantado, espera-se que o plano possa reduzir o índice de adolescentes envolvidos com ato infracional, os envolvidos serão atendidos, profissionalizados e inseridos na sociedade. Para isso, serão fortalecidas as parcerias com organizações governamentais e não governamentais na efetivação da rede de apoio para atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto. O plano traz projetos para fortalecimento das relações familiares e comunitárias, garantindo maior agilidade e qualidade no acompanhamento dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto.