Saúde do Homem Rural no São Tomaz

Estimular os homens rurais a cuidar da saúde, e adotar práticas preventivas, foi o principal foco do 2º Dia da Saúde do Homem Rural, realizado no último dia 5, na localidade do São Tomaz.  A ação teve como tema o SAÚDE DO HOMEM  “Programa de Prevenção do Câncer de Próstata do Homem Rural”. 

Organizado pela equipe do ESF Cohab I, com coordenação da enfermeira Rosi, agentes de saúde, profissionais da Secretaria de Saúde, em parceria com SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais, o evento leva às comunidades palestras, cuidados com o visual e beleza e realização de exames gratuitos, a fim de estimular a prática da saúde preventiva.

Nesta segunda etapa, aproximadamente 100 homens  a partir dos 40 anos de idade das moradores nas localidades de Rodeiozinho, Rio do engano, Rio da Veada, Iraceminha e São Tomaz participaram do evento  participaram do evento, e a partir de agora podem cuidar melhor da saúde, com as dicas recebidas dos profissionais da saúde no encontro.

No encontro o Dr. Tiaraju dos Santos,  médico clínico geral, proferiu  palestra sobre a importância do homem  aderir  cuidados com a saúde, atenção aos possíveis desequilíbrios do corpo, aos sintomas apresentados e principalmente a necessidade da busca por um profissional médico para a investigação da causa o mais breve possível, enfatizando a importância de exames periódicos e o acompanhamento médico à partir dos 40 anos de idade. A palestra teve como foco as alterações clínicas da próstata e a necessidade de acompanhamento e tratamento médico.

A enfermeira Rosi Dirschnabel e a assistente social da saúde Katia Naiana Müller coordenadora do NASF, ministraram uma palestra motivacional motivacional, enfatizando  a possibilidade de redução do índices de mortes por causas evitáveis, entitulada “O Homem não é Super Homem”. As palestrantes abordaram como temas o uso de álcool, acidentes de trânsito e a importância da prática de atividades físicas.

Ao longo da manhã os homens participaram de cuidados com a saúde e beleza, onde cabeleireiros ofereceram voluntariamente cortes de cabelo gratuito aos participantes.

Profissionais do laboratório do ESF Central realizaram a coleta de sangue para o exame PSA, também realizaram o teste rápido da glicemia, pressão arterial e medida abdominal. Os homens que realizaram coleta de sangue receberam um chapéu. Finalizando o encontro, os participantes degustaram um saboroso almoço preparado por voluntários da comunidade local.

De acordo com a Secretária da Saúde Marli Ramos, “Houve grande participação da população e percebemos que mais uma vez a campanha foi um sucesso, pois identificamos várias pessoas com exames alterados, permitindo assim, o adequado encaminhamento ao tratamento das doenças identificadas, resultando assim, numa melhor qualidade de vida para a população”, afirmou a secretária.