SUS do município oferece tratamentos da medicina tradicional chinesa.
A visão de saúde segundo a Medicina Chinesa, tem a plenitude como ponto de partida. O Universo é considerado um campo de energia; tudo nele contido é uma manifestação da energia em padrões diferentes. Apesar das infinitas variações, tudo no universo é ligado; as pessoas são uma parte inata do ambiente, dependendo dele na mesma proporção que o influenciam.
O princípio primário da Medicina Chinesa é viver em harmonia com a natureza, e não tentar adapta-la às necessidades do homem. A Medicina Chinesa se baseia a milhares de anos na observação das pessoas e de suas reações com o ambiente. Sem dispor de conhecimentos de anatomia disponíveis, só bem mais tarde a teoria oriental estabeleceu sua própria linha de orientação para explicar o funcionamento do corpo e os fenômenos naturais.
O foco das atenções é manter a harmonia no corpo e em relação ao mundo exterior. Observando a influência do mundo natural, os chineses foram ligando as propensões pessoais a certos males às características do mesmo. As emoções e os estilos de vida também foram reconhecidos como fatores ligados à saúde e à doença. Para permanecer saudável, a pessoa deve adaptar-se continuamente às constantes mudanças, dentro ou fora do corpo.
A energia universal, denominada “Qi”, flui pelo corpo, formando uma matriz que liga os órgãos vitais a outras partes. A ênfase do tratamento é restaurar a harmonia do “Qi”, no corpo. A tarefa do terapeuta é dupla: interpretar a causa, recomendando ajustes ao estilo de vida e, então, encontrar um meio de restaurar as funções do corpo através de sessões de acupuntura, ventosas, auriculoterapia entre outras.
O Governo do Município de Papanduva através da Secretaria de Saúde/SUS, oferece esse tratamento na Policlínica Municipal por meio da Terapeuta Ocupacional Andrea M. K. Petschow. Para atendimento, basta solicitar o encaminhamento na sua Unidade Básica de Saúde.
Mais informações pelos telefones: 3653-1873 / 3653-1920.