Agricultores podem recuperar áreas degradadas sem custo, com o projeto “Restaura Alto Vale” da APREMAVI.

Na última semana a Secretaria da Agricultura recebeu a visita da técnica ambiental da APREMAVI (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida) Maira Ratuchinski, que trouxe para o município informações sobre o projeto restaura Alto Vale.

O objetivo do projeto é restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica, contribuindo com a adequação de propriedades rurais e a conservação de mananciais hídricos e da biodiversidade no Alto Vale do Itajaí e no Planalto Norte de Santa Catarina.

Ou seja, plantar árvores nativas ao redor das nascentes e margens de rios que são Áreas de Preservação Permanente (APP) e auxiliar as propriedades na adequação à legislação ambiental vigente.

Para participar desse projeto o agricultor/proprietário do imóvel rural precisa: ter propriedade com tamanho de até quatro módulos fiscais; ter a documentação da propriedade que comprove a sua titularidade (escritura, contrato de compra e venda); Cadastro Ambiental Rural (CAR); não possuir autuação (multa) e condicionante de licenciamento ambiental.

São muitos os benefícios que o agricultor tem em participar desse projeto. A APREMAVI presta orientação ao proprietário, doa mudas de árvores nativas, quando necessário doa parte do arame para construção de cerca, realiza o monitoramento e disponibiliza o projeto técnico. O proprietário não tem custo, a única contrapartida são os palanques e outros materiais caso seja construída cerca, o plantio e a manutenção das mudas nativas.

O cadastro será realizado até o final do ano e quem tiver interesse deve procurar a Secretaria da Agricultura ou a Epagri para mais informações.