NASF promove palestra no “Dia Internacional de combate à violência contra a mulher”.
Ontem (25) foi o “Dia Internacional de combate à violência contra a mulher”, e a equipe do NASF promoveu uma palestra para os jovens do ensino médio em alusão ao assunto.
A palestra foi ministrada pelas voluntárias do “Clube Soroptimista Internacional de Rio Negro” com o tema: “Dia Laranja – Pelo fim da violência contra mulheres e meninas”.
Dia laranja
O “Dia Laranja” surgiu em julho de 2012 onde Ban Ki Moon, ex-secretário geral da ON, em meio à Campanha “Una-se pelo fim da violência contra a mulher”, proclamou o dia 25 de cada mês como Dia Laranja. Em todo o mundo, as agências das Nações Unidas utilizam esses dias para dar maior visibilidade às ações de prevenção e eliminação da violência contra a mulher.
O que é violência contra a mulher?
É qualquer ação ou conduta baseada no gênero (de um sexo em relação ao sexo oposto), que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado.
É quando o homem faz o uso intencional de força física ou poder, através de ameaças, ou real, pelo fato dela ser mulher e ele se sentir superior de alguma forma.
Violências contra mulher
Física: te empurra, te chuta, te amarra, te bate, te violenta.
Moral: calúnia, injúria, difamação.
Psicológica: te humilha, te insulta, te isola, te persegue, te ameaça.
Sexual: te pressiona, te exige práticas que você não gosta, se nega a usar preservativo, te nega o direito a métodos contraceptivos.
Patrimonial e econômica: controla seu dinheiro, não te dá permissão para certas compras, destrói seus objetos, não te deixa trabalhar, oculta bens e propriedades.
A violência contra a mulher é um problema de todos nós. Faça sua parte!
Denuncie! Ligue 180
Fonte: Clube Soroptimista