Papanduva está em alerta devido a situação de estiagem.

A situação da estiagem, praticamente em todo o estado de Santa Catarina tem gerado grande preocupação para as Autarquias municipais e  Companhias de abastecimento de água.

Em decorrência disso, nesta tarde, 18, reuniram-se no gabinete do prefeito, representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAMAE, Bombeiros, Câmara de Vereadores, Secretarias Municipais e a Coordenação de Defesa Civil – COMPDEC para desenvolverem um plano de medidas preventivas que poderão ser tomadas em caso de necessidade.

A estiagem está começando a apresentar riscos para o sistema de abastecimento de água da cidade, razão pela qual no momento, é imprescindível que toda a população colabore, adotando hábitos de consumo racional e consciente da água.

A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reúso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

Essas imagens por si só mostram a situação delicada em que se encontra o Rio São João que abastece o Município de Papanduva.