12 de junho é uma das datas que mais movimenta a economia do país – Atenção para as dicas
Comemorado no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma das datas que mais movimenta o comércio no país, seja na compra de produtos ou na contratação de serviços especializados.
O primeiro passo antes de adquirir qualquer produto ou serviço é pesquisar. A pesquisa evita que o consumidor pague preço superior e proporciona conhecer melhor a qualidade e usabilidade do produto ou serviço. É importante ficar atento ao valor para cada modalidade de pagamento oferecida pelo comércio. De acordo com o Procon, é proibido a diferenciação de preço para as diversas formas de pagamento a vista disponíveis no estabelecimento, como cartão de crédito, débito, dinheiro ou cheque. Já no parcelamento a vista, o consumidor deve ficar atento aos juros incluídos nas parcelas e a contratação de garantia estendida, que devem ser apresentada ao consumidor no ato da compra ou contratação.
Outro fator que deve ser levado em conta durante a compra é a possibilidade de troca do produto. Ressaltando que a loja não tem o dever imediato de troca de qualquer mercadoria se não for caso de defeito do produto, mesmo que seja objeto de presente. Portanto, é importante questionar no momento da compra a possibilidade de troca posterior.
A Secretaria da Fazenda orienta os consumidores papanduvenses a dar preferência pelas compras no comércio com sede local e exigir o cupom fiscal. Isso colabora para a estabilidade do valor do repasse do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ao município. Segundo dados divulgados nesta terça-feira, 07, o valor do repasse do ICMS aos municípios tende a cair em Santa Catarina. Do total de ICMS arrecadado pelo Estado, 25% são partilhados com as prefeituras. Deste montante, 15% são distribuídos igualmente dividindo-se o valor entre o número total de municípios. Os 85% restantes são partilhados de acordo com o movimento econômico de cada cidade.