Papanduva investe 13,10% a mais em saúde do que o determinado em lei

Consultas, exames, procedimentos de enfermagem, atendimentos especializados e muitos outros serviços, são oferecidos diariamente e gratuitos aos usuários do Sistema Único de Saúde em Papanduva.

Para ter uma ideia do investimento anual na área,  ano passado a Secretaria investiu mais de R$ 7milhões na saúde, ou seja, 13,10% a  mais do que o estabelecido em lei. Segundo a legislação, os municípios devem aplicar 15% da arrecadação na área da saúde, e Papanduva  aplicou 28,10% da sua arrecadação no oferecimento dos serviços aos cidadãos que procuram a rede pública.

Foram realizados em 2015, 16.817 procedimentos odontológicos, 37.915 consultas médicas e de enfermagem, 3.196 consultas de  pré-natal, 8.616 procedimentos simples como nebulização, curativos, injeção entre outros.

Além disso, 1.072 visitas domiciliares foram realizadas pelos  profissionais da saúde, aos pacientes com dificuldade de locomoção. O monitoramento dos Hipertensos é realizado regulamente pelo Programa Hiperdia, que disponibiliza gratuitamente os medicamentos necessários ao tratamento, encaminhando os pacientes para atendimento ambulatorial, quando necessário

O Laboratório Municipal, atende junto a Secretaria Municipal de Saúde exercendo um excelente trabalho. Ano passado, foram mais de 25 mil exames gratuitos realizados. Dos materiais coletados pelo laboratório, alguns são analisados no município, e os de maior complexidade encaminhados ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

As viagens realizadas  pelos carros da secretaria, transportam pacientes para tratamento nos centros de referência em Santa Catarina e no Paraná e, apresentam um valor bem expressivo para a cidade. Segundo o relatório de controle da frota, em média, são percorridos 46 mil km mensais, cerca de 188 viagens. Ano passado, foram 559.738 km rodados, levando 12.434 pacientes para tratamento de saúde.

O Pronto Atendimento está aberto 24h, pronto para socorrer casos de urgência e emergência e, totalizou em 2015, 14.553 atendimentos, numa média de 40  consultas diárias. O PA atende no Hospital São Sebastião, os médicos são contratados pelo Instituto Vida, que tem convênio firmado com a municipalidade.