16 de Abril – Dia Municipal do Fumicultor

Agora, no dia 16 de abril, comemora-se em Papanduva o Dia Municipal do Fumicultor. A data foi estabelecida para homenagear as pessoas que dedicam seu trabalho na plantação do tabaco, cujo cultivo movimenta a economia papanduvense.

Atualmente, mais de três mil agricultores estão cadastrados junto a Secretaria Municipal de Agriculturae cerca de 1.350 desses produtores cultivam o tabaco.

Segundo as empresas fumageiras da região, o tabaco produzido em Papanduva é um dos melhores em questão de qualidade a nível mundial.     Para o prefeito Tuca é justo dedicar um dia para homenagem estes agricultores, pois a fumicultura ainda é um dos carros chefes da economia local. “Embora o tema “tabaco e fumicultura” hoje gere muita discussão entre saúde e economia, o cultivo do fumo ainda é a principal fonte de renda de muitos agricultores papanduvenses, principalmente os moradores de regiões mais acidentadas do interior do município, apoiar estes trabalhadores é dever do poder público local”; completa o prefeito.

A cultura do tabaco segue de pai para filho. O cultivo não é fácil, requer trabalho constante e dedicação, muitas vezes de famílias inteiras, que passam a temporada de verão eo natal trabalhando na colheita, secagem e separação dos lotes. Muito do patrimônio dos agricultores de Papanduva foi conquistado com o cultivo do tabaco. Assim vivem centenas de homens e mulheres espalhados pelas lavouras de fumo nas comunidades rurais, que merecem o respeito e o reconhecimento de todos.