Após volta às aulas, Secretário fala sobre as ações da pasta da educação para este ano letivo
As aulas na rede municipal de ensino iniciaram no último dia 29, agora, com as salas de aula bem organizada, e com os trabalhos da secretaria de educação “engrenados”, o Secretário Municipal de Educação Everton Klipp falou ao Departamento de Comunicação sobre a realidade da rede municipal de ensino, que caminha a “bons passos” e deve continuar prosperando durante o ano letivo de 2016.
A rede municipal de ensino teve um grande avanço nos últimos anos, prova disso é que obteve a segunda melhor nota do Estado no Ideb. Para tanto, a secretaria de educação investe continuamente na capacitação dos professores, através do Programa de Educação Continuada. Pensando na inclusão, em 2015 os educadores receberam capacitação na Linguagem Brasileira de Sinais – Libras, e hoje estão prontos para atender alunos surdos-mudos, que venham estudar em uma das escolas da rede. Outro fator importante que contribuiu para a evolução dos alunos é a implantação do Sistema de Ensino “Aprende Brasil”, através de apostilas. Anualmente são investidos, em média, pouco mais de R$ 356 mil na aquisição e distribuição desses materiais didáticos.
Nos últimos três anos, a rede municipal de ensino cresceu aproximadamente 26% em número de alunos. Hoje o município atende quase 2.000 alunos do ensino fundamental I, distribuídos em 10 unidades educacionais, na cidade e interior.
Melhorias Estruturais
As escolas passam constantemente por reformas estruturais. Durante o período de férias, todas as unidades foram dedetizadas e as equipes de manutenção realizaram a limpeza das fossas sépticas e caixas-d’água. Recentemente, as escolas do Rodeiozinho, Pratinha, Cantinho da Alegria e Grupo Escolar Rubens Jazar receberam reforma e pintura, nesta última, além de reforma geral, mais banheiros foram construídos.
Para atender a crescente demanda da educação municipal, uma nova escola está sendo construída no Horto Florestal, com uma estrutura ampla e moderna, a escola contará com quatro salas de aula e atenderá quase trezentas crianças. O projeto da secretaria de educação é implantar a “Escola Integral” neste local. A obra deve ser concluída ainda este ano. Outro acontecimento tratado pela secretaria como “a menina dos olhos” foi a municipalização da Escola Maria Avelina de Oliveira Furtado. Hoje a escola tem 275 alunos matriculados em turmas do 1º ao 5º ano e abriga o pré-escolar integral. A unidade tem estrutura pra triplicar o número de alunos matriculados, o próximo passo, segundo o secretário, será oferecer vagas para alunos do 6º ano a partir do ano que vem.
Material Escolar
As crianças em maior vulnerabilidade social, recebem kits de material escolar da secretaria de educação, possibilitando a estas crianças seguir os estudos com dignidade e sem distinção dentro da escola.
Transporte Escolar
Os alunos do interior, ou que moram longe contam com serviço de transporte escolar. Diariamente os veículos percorrem 2.300 km, levando alunos até suas escolas. A distância percorrida é equivalente a uma viagem de ida e volta a Belo Horizonte. Ao todo são 62 linhas que garantem a segurança dos alunos a caminho da escola. Nos últimos anos, o município recebeu quatro ônibus escolares zero quilômetro. Entre eles, alguns climatizados e um com plataforma de acesso para cadeirantes.
Merenda Escolar
Alimentação saudável e equilibrada para todos, de forma justa e consciente também é uma das preocupações da secretaria de educação. Diariamente, a secretaria serve aproximadamente 2.800 refeições diárias, preparadas e servidas por profissionais devidamente capacitadas no programa de alimentação escolar. O cardápio é balanceado, com carne, leite, ovos, cereais, hortaliças e frutas.