Administração Municipal define metas de recuperação pós-chuva

Na manhã de quinta-feira, 03, prefeito e secretários municipais de Papanduva reuniram-se em caráter de emergência para definir metas urgentes para recuperação de estradas e, principalmente conserto de pontes, levadas pela enxurrada. A estratégia da administração municipal é formar mais de uma equipe de manutenção para realização dos trabalhos.

No interior do município, sete pontos foram gravemente atingidos pelo aguaceiro, entre eles, seis pontes e um bueiro nas localidades do interior: Rio Bonito, Campo do Bode, São João do Mirador, Rio das Pedras e Nova Cultura e, deslizamentos na Serra do Rio do Engano.

No perímetro urbano foram registrados alagamentos em seis pontos. A secretaria de infraestrutura pretende limpar um pequeno trecho do rio, que não recebeu obra de dragagem e desassoreamento, para evitar o represamento de água, nas proximidades do Empresa Igarashi. O pessoal da secretaria iniciará a limpeza dos diversos bueiros, entupidos pelo acúmulo de lixo jogado indevidamente nas ruas e terrenos baldios e, a retirada de galhos e entulhos das galerias.

Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário, uma família moradora das proximidades do rio, teve a casa inundada pela enxurrada e precisou deixar a residência. Esta família ficou abrigada na Casa de Apoio, até a situação ser normalizada.

Na área da saúde, não foram registrados eventos graves. Os atendimentos nos postos de saúde do interior foram cancelados, pois as equipes não conseguiram seguir destino, devido aos deslizamentos e quedas de pontes. Já as viagens para fora do município aconteceram normalmente.

O transporte escolar segue normalmente, nenhuma linha está impedida de circular.

A administração está constantemente enviando dados para a Defesa Civil, alimentando o sistema do Estado. Em Santa Catarina cerca de vinte municípios registraram alagamentos, deslizamentos e quedas de barreira ocasionados pela chuva do dia 03.

Segundo dados da EPAGRI/CIRAM, em aproximadamente 1 hora, choveu em Papanduva o equivalente a 59mm, totalizando em 24 horas o acumulado de 76mm. Fato considerado sinistro, uma vez que não havia previsão de chuva para a região na data.