Vigilância Sanitária alerta para limpeza em terrenos baldios
A Vigilância Sanitária alerta a população que a limpeza de terrenos baldios e sem benfeitorias é responsabilidade do proprietário. Para evitar transtornos e problemas maiores é importante que os responsáveis providenciem a limpeza e a manutenção.
A falta de limpeza em terrenos baldios pode ocasionar problemas diversos em virtude do acúmulo de lixo, entulho e principalmente o crescimento do mato. Estes fatores facilitam a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos, que podem transmitir doenças ao ser humano, além de agravar o riscos de acidentes.
No Verão, aumenta o volume de chuvas, e a situação fica ainda mais séria pois cresce a preocupação com a dengue, zika vírus e febre chikungúnya.
Segundo relatos de agentes de epidemiologia de cidades infestadas com o aedes aegypti, grande parte dos focos do mosquito são encontrados em terrenos baldios sujos, cobertos pelo mato e com depósito de lixos e entulhos. “Uma lata de cerveja vazia jogada em um local indevido é abrigo fácil para a procriação da espécie”, comenta Felipe Granza, agente de vigilância sanitária de Papanduva.
Colabore com a cidade e com os seus vizinhos. Mantenha limpo seu terreno baldio, deixando a cidade mais bonita e diminuindo os riscos para a saúde da população.
Fonte: Departamento de Vigilância Sanitária do Município