Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) garante mais qualidade de vida às famílias carentes do município.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Papanduva, desempenhou durante todo o ano atividades e ações de auxílio e inclusão das famílias papanduvenses. Atualmente, 580 famílias cadastradas são acompanhadas através de atendimentos psicossociais, visitas domiciliares regulares, encaminhamentos, orientações, contato e articulação entre os serviços através da equipe técnica do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Em 2015, o CRAS contabilizou 259 atendimentos e visitas domiciliares, totalizando 465 atendimentos individualizados. Nos atendimentos individualizados são realizadas diferentes ações, como atualização de cadastro e encaminhamento para os serviços necessários para cada indivíduo, desde que oferecidos no centro de referência.

A maior demanda  registrada pelo CRAS é o acesso a auxílio-alimentação. As famílias cadastradas, diagnosticadas com maior vulnerabilidade social são beneficiadas com cestas recheadas com os itens básicos de alimentação e higiene pessoal. Na recepção da unidade, o movimento é elevado. O número de acolhidas é bem significativo, onde procede-se com agendamentos, orientações e encaminhamentos simplificados para outros serviços.

A assistente social do CRAS Luciana, explica que os serviços oferecidos pelo CRAS têm como objetivo desenvolver a prevenção das situações de risco às famílias, buscando autonomia familiar. “Nossa meta é estar junto ás famílias em situação de risco e maior vulnerabilidade, garantindo seus direitos e uma melhor qualidade de vida a todos”, comenta.

Atendendo desde 2010 em Papanduva, o CRAS está situado na Rua João Greinert, 215, centro.