Professores debatem Base Nacional Curricular Comum

Educadores representantes de todas as unidades escolares públicas e particular de Papanduva, reuniram-se na câmara de vereadores para discutir, formalizar sugestões e receberem capacitação sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que propõe a unificação das bases dos ensinos infantil, fundamental e médio em todo país.

O encontro foi coordenado pela representante do Ministério da Educação (MEC), do estado de Santa Catarina, Maíza Borges de Lima. Tendo em vista os desdobramentos que a BNCC irá desencadear em toda a educação, o município de Papanduva promoveu este espaço aberto para discussão.

Após a orientação e levantamento dos assuntos associados a unificação do ensino, os educadores expressaram  sua opinião, votando através da plataforma on-line, por categoria e habilitação.

A votação é aberta ao público e pode ser realizada até o dia 15 de dezembro. Qualquer cidadão pode se cadastrar na plataforma e registrar a sua opinião sobre os assuntos lá estabelecidos.

Entenda a Base Nacional Comum

A Base Nacional Comum é a base para a renovação e o aprimoramento da educação básica como um todo. Tem o objetivo de criar um currículo único para toda educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Base Nacional Comum assume um forte sentido estratégico nas ações de todos os educadores, bem como dos gestores de educação do Brasil.

Em atendimento ao exposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e no Plano Nacional de Educação, o Ministério da Educação, após intenso trabalho das equipes formadas pela Secretaria de Educação Básica, apresenta à sociedade uma versão inicial para amplo debate, do que poderá ser a Base Nacional Comum Curricular, BNCC. Este documento reúne direitos e objetivos de aprendizagem relacionados às quatro áreas do conhecimento – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática – e seus respectivos componentes curriculares para todas as etapas da educação básica.

A Base Nacional Comum é constituída pelos conhecimentos fundamentais aos quais os estudantes brasileiros devem ter acesso para que seus Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento sejam assegurados.

Fiquem atentos! Neste período chuvoso  devemos redobrar a atenção, pois é nessa época que o mosquito da DENGUE entra em ação, vamos continuar firmes junto com a Prefeitura na luta contra esse mal. Faça sua parte, ajude a combater o mosquito. Colabore também não colocando o lixo em árvores, ou nos canteiros centrais, utilize as lixeiras públicas. FAÇA A SUA PARTE!