Prefeitos da AMPLANORTE pedem, em Brasília, duplicação da BR 116

A Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE luta pelo desenvolvimento regional. Para tanto, busca apoio, investimentos e parcerias visando tirar o Planalto Norte da estagnação econômica.

Os gestores, que estão em Brasília cumprindo Agenda Federativa, participaram, nesta terça-feira (03), de uma reunião com Jorge Luiz Macedo Bastos, Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e Antonio Cesar Sass, Diretor Superintendente da Autopista Planalto Sul, Concessionária responsável por parte da rodovia.

A conversa foi focada no estudo da duplicação. Os municípios lutam para incluir a duplicação no PAC III, porém ficou esclarecido que se deve estudar a viabilidade sem contar com esta inclusão, pois isso pode demorar. Será apresentado um estudo de viabilidade com a despesa das obras via Concessionária.

O presidente da AMPLANORTE e prefeito de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira esclareceu aos diretores a importância do pleito, pois a região agora está trabalhando um Plano de Desenvolvimento Regional – PDR – AMPLANORTE, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, cujos enfoques giram em torno de desenvolvimento econômico, infraestrutura, educação e serviço público. A duplicação deve assegurar os resultados almejados, por ser esta a principal via de escoamento da produção regional.

Segundo o Secretário Executivo da Associação, Helio Daniel Costa, esta obra, uma vez se confirmada, certamente constituirá em grande mola propulsora do desenvolvimento e servirá de motivação para a instalação de empresas que poderão industrializar a produção da região, gerando milhares de empregos, renda e aumentando a capacidade de investimento dos municípios.

Na reunião também foi abordado o problema do excesso de peso nas estradas vicinais. O pedido foi para que se tente regulamentar esta questão de forma regional.

Participaram da reunião Gilberto Damaso da Silveira, presidente AMPLANORTE e prefeito de Bela Vista do Toldo; Aldomir Roskamp, prefeito de Monte Castelo; Dario Schicovski, prefeito de Papanduva; Luiz Alberto Rincoski Faria, prefeito de Canoinhas; Juliano Pozzi Pereira, prefeito de Irineópolis; Roberto Agenor Scholze, prefeito de Mafra; Eloi José Quege, prefeito de Três Barras; Anízio de Souza, prefeito de Porto União e o vice Aloisio Savatti e Helio Daniel Costa, Secretário Executivo da AMPLANORTE, além da prefeita de São Cristovão do Sul Sisi Blind, presidente da AMURC; Antonio Cesar Sass, diretor superintendente da Autopista Planalto Sul e assessoria do Deputado Federal Mauro Mariani.

(Fonte: Amplanorte)